Acupuntura e SN

De acordo com a medicina tradicional chinesa, os doze meridianos do corpo humano, os mais de quarenta pontos de acupuntura e mais de uma dúzia de pontos únicos de acupressão se encontram todos à cabeça.

A base científica da acupuntura mostra que ela promove mudanças nas funções sensoriais, motoras e autonômicas, com resultados terapêuticos nos níveis visceral, imunológico, hormonal e geral da função cerebral através da neuromodulação.

A neuromodulação é a capacidade do sistema nervoso de regular sua própria atividade e a de todo o corpo.

A acupuntura repara funções anormais dos tecidos e órgãos através de sua interferência nos reflexos neurológicos e neuro-humorais.

A acupuntura estimula o Sistema Nervoso Central e Periférico a liberar seus mecanismos de modulação e reparo da dor através da liberação de neurotransmissores.

De acordo com a medicina tradicional chinesa, o pé tem mais de 60 pontos de acupuntura que estão intimamente ligados aos 12 meridianos dos órgãos internos.
Entretanto, devido à grande distância entre o pé e o coração, a resistência do pé é baixa; é a área mais fraca do corpo, pois é vulnerável ao frio e à umidade.

Portanto, pensa-se que a saúde dos pés está intimamente relacionada com a saúde do corpo humano como um todo.

Pressione os pontos de acupuntura Hegu, Neiguan e Zusanli uma vez por dia.

O ponto Hegu está na área entre o polegar e o dedo indicador. A acupuntura no ponto Hegu ajuda a tratar dores de cabeça, paralisia facial e doenças que afetam os cinco sentidos.

O ponto Neiguan está localizado a cerca de cinco centímetros do vinco do pulso.

A acupuntura no ponto Neiguan ajuda principalmente a tratar palpitações cardíacas, pressão alta, epilepsia, asma, dores de estômago, náuseas e vômitos.

O acuponto Zusanli fica aproximadamente sete a dez centímetros abaixo do centro do joelho.

De acordo com a linguagem da Medicina Tradicional Chinesa, tem a função de regular o estômago, repor energia, promover a circulação através dos meridianos e dissipar o vento e a umidade.

A moderna pesquisa científica confirma que a acupuntura realizada no ponto Zusanli estimula o estômago e os intestinos, assim como uma variedade de atividades digestivas e enzimáticas. Pode aumentar o apetite, ajudar a digestão, melhorar a capacidade cerebral, melhorar a função cardíaca, aumentar a produção de glóbulos brancos e vermelhos e de hemoglobina e os níveis de hormônio endócrino, e melhorar a resistência do corpo às doenças.

A acupuntura no ponto de Zusanli também ajuda a prevenir dores estomacais e abdominais, vômitos, constipação, diarréia, hepatite, inflamação da vesícula biliar e hipertensão arterial.

Zusanli, Hegu e Neiguan são três dos principais pontos de acupuntura utilizados em tratamentos por médicos antigos.

Escrito por: Faddi Nassar
Data: 7 de outubro de 2016.
Disponível em: http://greenarea.me/es/180361/la-acupuntura-y-el-sistema-nervioso/

© 2022 Todos los derechos reservados Dra. Kelsey Arbiza | Desarrollado by Mwebdevelopres